Durante 3º Evento Preparatório, presidente do CICIBAS detalhou plano de expandir economia do país árabe para além do petróleo. Maior evento de comércio exterior do Brasil é oportunidade para empresas que querem exportar para o Oriente Médio e outros países
Realizado nesta quinta-feira (17), o 3º Evento Preparatório da FICOMEX 2025 focou em apresentar oportunidades de negócios com a região do Oriente Médio, trazendo como palestrante o presidente do Centro de Investimentos, Comércio e Indústria Brasil-Arábia Saudita, Sohail bin Mahmood. Para o presidente da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG, Getúlio Faria, a participação do CICIBAS reforçou o interesse em “gerar mais conexões comerciais entre a Arábia Saudita e as empresas de Goiás e do Brasil como um todo”.
Mahmood apresentou para um público de empresários, especialistas e interessados em comércio exterior o projeto da Arábia Saudita de diversificar os negócios e os produtos que importa e exporta, para que a economia não seja apenas dependente do petróleo. O plano Visão 2030 pretende transformar o país árabe em um centro de inovação, turismo, entretenimento, esportes, artes e preservação ambiental. É neste contexto que entra a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central, ao fomentar negócios diversificados das empresas brasileiras com outros países.
“Num mundo de acelerada evolução econômica e tecnológica, as relações saudita-brasileiras emergem como um modelo de parceria estratégica. A colaboração entre a maior economia da América do Sul e uma potência econômica líder no Oriente Médio está se desenvolvendo nesse momento de transformação radical da economia na Arábia Saudita”, apontou o presidente do CICIBAS.
Na avaliação do presidente interino da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, Leandro Resende, a relação comercial entre o Brasil e o país árabe ainda precisa evoluir mais, mas o potencial é muito grande. “A Arábia Saudita tem buscado essas parcerias de negócios e ter o CICIBAS com a FICOMEX é uma oportunidade para auxiliar as empresas brasileiras no acesso a todo o mundo árabe”, destacou.
Mais estados
Durante o evento, o presidente interino da ACIEG anunciou que cerca de dez estados brasileiros já estão confirmados para a edição 2025 da FICOMEX, número superior ao do ano passado. Entre os destaques apontados, estão São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Além disso, mais de 20 países já confirmaram presença.
Marcado para ocorrer de 4 a 6 de setembro, o evento representa uma oportunidade valiosa para impulsionar o crescimento das empresas brasileiras, como avalia Resende. “As empresas que não tiverem o comércio exterior forte tendem a encolher. Por isso, é importante ter a visão de que as pequenas e médias empresas de hoje serão as médias e grandes de amanhã, se souberem aproveitar as oportunidades”, destacou.
Qualificação
Também foi anunciada no Evento Preparatório uma parceria entre a ACIEG Educação e o IPOG para a realização do MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas. O curso de pós-graduação terá início no segundo semestre deste ano, com a aula inaugural prevista para ocorrer durante a FICOMEX 2025.
O presidente interino destacou que a parceria tem o intuito de democratizar o acesso ao comércio exterior. “O viés do curso é levar toda a expertise de relações do comércio exterior para dentro das empresas e, de fato, prepará-las para expandir negócios e estabelecer contatos com cada vez mais mercados”, ressaltou Resende.